Logotipo | Garagem de Bolso
Garagem de Bolso Notícias Automotivas
Guia de usado: vale a pena comprar um Volkswagen Golf G4?
Guia de usado: vale a pena comprar um Volkswagen Golf G4?

Guia de usado: vale a pena comprar um Volkswagen Golf G4?

por Alfeu Barreto

Uma avalanche de lançamentos não foi capaz de ofuscar tamanho sucesso, fruto de uma popularidade incrível, associada a boa qualidade.

Ainda é sonho de consumo de muita gente e pode ser uma aquisição capaz de trazer muitas alegrias e histórias ao felizardo proprietário, nós estamos falando do Volkswagen Golf G4.

A 4ª geração do Volkswagen Golf deixou de ser produzida em 2014, mesmo assim, é atual em vários aspectos, e oferece mais conforto e potência que muito carro zero, no início, o Volkswagen Golf agradava em sua imensa maioria a um público jovem e masculino, mas com o passar do tempo isso mudou.


Volkswagen Golf G4

Devido a sua qualidade e resistência, muita gente passou a olhar o Volkswagen Golf com outros olhos.

O Volkswagen Golf G4 conta com uma direção macia, bom acabamento interno, ótimo espaço, segurança em altas velocidades e curvas, excelente isolamento acústico, visual chamativo, e uma engenharia alemã muito bem projetada... é redundante falar de suas qualidades.

Outro fator que conta a favor do Volkswagen Golf G4, é a facilidade de encontrar as suas peças no mercado, diferentemente de outros excelentes carros da mesma categoria, com o Golf, você não correrá o risco de ter que esperar muito até que a peça chegue do exterior, por outro lado, sua manutenção tem preços compatíveis com a categoria, contrariando quem esperava valores menores por se tratar de um Volkswagen.

A manutenção do Volkswagen é cara:

Kit com quatro amortecedores originais R$ 1.000.

Jogo de velas NGK R$ 195,00.

Disco de freio e pastilha dianteira R$ 312,00.

Óleo Castrol 5w40 100% sintético – 4 litros e filtro R$ 157,00.

Filtro de ar R$ 36,00.

Kit correia dentada R$ 467,00.

Total = R$ 2.167,00.

(Preços consultados no Mercado Livre na data em que o artigo foi publicado, não incluem mão de obra)

Gostamos de boa qualidade, mas é necessário se preocupar com a segurança e todos os custos para manter o conforto, e evitar que o sonho se torne pesadelo.

O Volkswagen Golf G4 é um carro bastante visado para furto/roubo e suas peças estão de acordo com a sua categoria em termos de preços.

Seu seguro está na média de R$ 2.800 - claro, dependendo da região, modalidade do plano, perfil do condutor, dentre outros fatores.

Volkswagen Golf Sportline 1.6 (Flex) (2010) - Itens de série:

Carroceria com cinco portas tipo hatchback PQ34.

Cinco assentos.

Oito alto-falantes.

Proteção inferior da carroceria para motor.

Friso lateral na cor do veículo.

Aerofólio na cor do veículo e no teto.

Quatro freios à disco com dois discos ventilados.

Para-choques na cor do veículo e dianteiros e traseiros.

Imobilizador.

Cinzeiro na dianteira.

Luz de leitura dianteira e traseira.

Luz no porta malas.

Espelho de cortesia para motorista e passageiro.

Sensor de distância de estacionamento traseiro.

Três alças de segurança.

Capacidade de carga: banco traseiro normal - até altura dos vidros (litros): 330 e banco traseiro rebatido - até o teto (litros): 1.184.

Maçanetas externas das portas cor do veículo.

Tração dianteira.

Vidro degradê.

Painel instrumentos.

Um hodômetro parcial.

Conta-giros.

Computador de bordo.

Acabamento de luxo com imitação de alumínio no console central, couro nas portas e imitação de alumínio no painel.

Faróis lâmpada halógena.

Controle dos faróis com regulagem interna de altura.

Faróis de neblina dianteiros.

Luzes de neblina traseira.

Pneus: dianteiros e traseiros, 205 x 55 V 90, 1,9 e 28.

Cobertura do porta-malas.

Travamento central remoto.

Alarme com controle remoto.

Pintura normal.

Com ajuste na altura nos bancos dianteiros, dois apoios de cabeça com ajuste na altura nos bancos traseiros.

Cintos de segurança tipo 3-pontos no assento do motorista e do passageiro retrátil com ajuste na altura.

Cintos de segurança traseiros tipo 3-pontos no assento do motorista retrátil com ajuste de altura, cintos de segurança traseiros tipo 3-pontos no assento do passageiro retrátil com ajuste de altura, cintos de segurança traseiros tipo abdominal no assento central estático.

Revestimento dos bancos em couro.

Bancos dianteiros individuais com ajuste de altura para motorista, bancos dianteiros individuais para passageiro.

Banco traseiro com capacidade para três lugares, encosto em uma peça, com assento inteiriço e voltado para frente.

Volante de direção com ajuste de altura e ajuste na distância.

Direção hidráulica.

Porta objetos na porta do motorista e do passageiro.

Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais, suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidais.

Transmissão manual com cinco velocidades manual.

Ar condicionado.

Retrovisor interno.

Retrovisores das portas do motorista e passageiro com ajuste elétrico na cor do veículo e luzes indicadoras.

Vidro traseiro com anti-embaçante e limpadores do para-brisa de ciclo intermitente.

Vidros verdes na cabine de passageiros.

Limpador do para-brisa com intermitência variável.

Vidros elétricos na dianteira e traseira.

Rodas dianteiras e traseiras em liga leve 16 com 6,5pol de largura.

Grade do radiador na cor do veículo.

Console do assoalho e suspenso.

Consumo de combustível secundário,

Portas motorista, passageiro, atrás do motorista e atrás do passageiro e abertura à frente.

Porta traseira abertura vertical.

Vale a pena comprar um Golf G4, mas com ressalvas

Bem equipado, bom revenda e muito conforto, por pouco mais de R$ 30.000, é claro que vale muito a pena comprar um Volkswagen Golf G4, para especificar melhor o nosso artigo, usamos o modelo 2010 como referência.

Caso você esteja mesmo decidido a adquirir um, deve ficar atento a sessão de custos desse artigo, os números apresentados enganam muita gente,pois, é comum acreditar que, o fato de ser fabricado pela Volkswagen faz do Golf um carro barato de se manter, o que não é verdade.