Logotipo | Garagem de Bolso
Garagem de Bolso Notícias Automotivas
Vale a pena comprar um Peugeot 208?
Vale a pena comprar um Peugeot 208?

Vale a pena comprar um Peugeot 208?

por Alfeu Barreto
São sete versões disponíveis, os preços variam entre R$ 48.190 e R$ 78.990


Após analisar os 50 carros mais vendidos do mês de março eu senti a ausência de um em especial, o Peugeot 208.
Carro de entrada da montadora francesa, um dos mais bonitos da categoria e com alto índice de aprovação tanto pelos proprietários quanto pela imprensa especializada.

Não fiquei de braços cruzados, fui até o grupo Peugeot 208 no Facebook e mandei essa indagação nos corações e nas mentes dos proprietários do Peugeot 208, de início era apenas uma curiosidade particular, quase uma inquietação na verdade, depois pensei em transformar esse material em um artigo, porém, não vou divulgar os nomes dos proprietários, pois, como era apenas uma curiosidade pessoal eu não os comuniquei que divulgaria as opiniões, tão pouco pedi autorização, então, eu resolvi fazer um resumo do que foi falado pelos proprietários do Peugeot 208 e informar vocês sobre.

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre o Peugeot 208

Para começar o visual dele é muito bonito, bonito e moderno (marca registrada dos carros da Peugeot), a central multimídia está bem posicionada, o espaço interno melhorou um pouco (comparado aos modelos 206 e 207), o acabamento interno é de boa qualidade, boa posição de dirigir e o teto panorâmico é um show à parte, e faz com que o Peugeot 208 se destaque ainda mais perante seus concorrentes, muitas vezes não parecem pertencer a mesma categoria.

Tal reconhecimento tem-se espalhado aos montes, é difícil encontrar alguém que não reconheça a superioridade do Peugeot 208 mediante seus concorrentes.

Ele sofreu algumas alterações discretas no visual, mas a grande mudança foi no novo câmbio automático de seis marchas com motor 1.6, que é o mesmo usado pela montadora no modelo 308 THP, e é extremamente notável a melhora tanto no consumo de combustível, quanto no desempenho.

Lembrando que está não é a única versão disponível do Peugeot 208 no Brasil, são sete versões no total, capazes de agradar a diferentes gostos e principalmente, bolsos.

Peugeot 208 Active 1.2 (R$ 48.190)
Peugeot 208 Active Pack 1.2 (R$ 51.690)
Peugeot 208 Allure 1.2 (R$ 54.990)
Peugeot 208 Allure 1.6 automático (R$ 59.090)
Peugeot 208 Sport 1.6 (R$ 60.890)
Peugeot 208 Griffe 1.6 automático (R$ 64.590)
Peugeot 208 GT THP (R$ 78.990)

Peugeot 208 - Itens de série:

Aerofólio Esportivo;
Câmbio automático com 4, 5 e 6 marchas;
Rodas de liga leve de 17 polegadas;
Câmera de Ré;
Banco Traseiro;
6 Airbags;
Controle de Estabilidade;
Estacionamento Dianteiro;
Sensor para luz e chuva;
Direção Elétrica e Retrovisor Elétrico;
Airbag de cortina;
Painel de LED;
Central Multimídia com navegador GPS;
As versões mais caras possuem bancos de couro;
Ar digital;
Direção elétrica;
Maçanetas internas cromadas;
Saída de escape;
Volante Multifuncional;
Vidro e Travas Elétricos em todas as portas;
Regulagem de altura e profundidade;
Alarme;
Bluetooth.

Os preços podem sofrer alterações repentinamente, então, se você pretende adquirir um Peugeot 208 zero, recomendamos que procure a concessionária mais próxima e consulte preços e condições.

Até aqui, podemos afirmar que o Peugeot 208 vale muito a pena, e ele é um carro muito diversificado em opções de motor, cores e itens de série, tudo depende muito do gosto e principalmente do bolso de cada um, existem unidades disponíveis no mercado a partir de R$ 30 mil, dependendo da região.

O interessante é que muitas unidades ainda estão bem conservadas e são único dono, então, se você está de olho em um usado completo, moderno, bem equipado e bonito, está aí a oportunidade.

Se o Peugeot 208 é um excelente carro, oferece as mais variáveis versões e têm clientes satisfeitos, por que não figurou se quer entre os 50 mais vendidos do último mês?

Opinião do dono: Resumo de um diálogo no Grupo de Facebook destinado ao 208, em 14/04/2018

Para os proprietários do qual entrevistamos através de um tópico do Facebook no grupo Peugeot 208, os principais motivos que ainda impedem a Peugeot de finalmente subir de nível em termos de vendas no solo verde e amarelo: são eles; falta de propaganda e má qualidade de serviços em algumas concessionárias.

Bom, vamos ao primeiro ponto, o Marketing da Peugeot no Brasil - confesso que eu quase não assisto televisão, mas não me lembro de ter visto algum comercial da Peugeot nos últimos tempos, na web eu até vejo alguma coisa, mas pouco se comparado ao que vejo de outras montadoras.

Um proprietário do Peugeot 208 trouxe um ponto interessante, do qual citou a Nissan como exemplo, e também apontou que ela patrocina a Liga dos Campeões da Europa, assim como, já patrocinou o time de futebol Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, que é a mesma cidade onde fica a fábrica da montadora japonesa no Brasil.

Fato é, encontrar um comercial da Nissan é muito mais fácil que encontrar um da Peugeot, em qualquer veículo de comunicação, agora o que fica no ar é a indagação, será que a Peugeot quer popularizar a sua marca no Brasil?

Uma vez que, seus carros são em boa parte melhores do que aqueles que consideramos populares, e por um tempo a Peugeot foi vinculada a marca para quem tem dinheiro no Brasil, com o tempo tal afirmação perdeu força e poder.

Vamos falar agora da parte mais delicada, as queixas de alguns clientes sobre os serviços prestados em algumas concessionárias Peugeot, o tópico destas reclamações foi feito dia 12/04/18 no grupo do Facebook "Peugeot 208 Brasil" e está disponível ao público, desde que o seu perfil seja aceito.

Vale ressaltar também que o tópico pode ser excluído a qualquer momento pelo administrador da página.
É sabido por todos que o Brasil não atravessa um bom momento na economia, e isso influenciou de forma muito negativa a vida de algumas montadoras por aqui, incluindo a Peugeot.

Segundo um membro do grupo, em Goiás existe apenas uma concessionária Peugeot "Saint Martin".
Outro membro relatou que na região onde ele mora, na Bahia, a concessionária mais próxima fica a 600 kms, outro ainda se queixou da concessionária "Peugeot Native", Uberaba, MG.
Outro relato "concessionária fechada em Natal, RN."

Demora para chegar peças na concessionária "Super France", o amigo relatou que são peças simples do Peugeot 308, o pedido foi feito há 25 dias.
Também há quem aproveitou o tópico para rasgar elogios a concessionárias como a Le Mans/Campinas e a Saint Martin/Goiânia da qual o nosso amigo citou até o nome da consultora "Lilian" da qual ele está mais que satisfeito com a prestação de serviços.

Segundo estes proprietários, existe um problema quanto a qualidade e quantidade de concessionárias em suas regiões, por outro lado, há quem esteja muito satisfeito.

Peugeot 208 - Opinião do dono (Carros na Web)
Estilo: 9,6
Acabamento: 8,6
Posição de dirigir: 9,1
Tecnologia: 9,4
Interior: 8,7
Porta-malas: 8,3
Desempenho: 8,3
Motor: 8,5
Câmbio: 7,3
Freios: 8,4
Suspensão: 8,5
Consumo: 8,1
Estabilidade: 9,0
Custo-benefício: 8,1
Recomendação: 8,4
Avaliação geral: 8,56

Peugeot 208 2013 - Opinião do dono (Icarros)
Conforto/Acabamento: 9,4
Consumo: 8,8
Custo-benefício: 8,2
Design: 9,8
Dirigibilidade: 9,6
Manutenção: 8,2
Performance: 9,0
Avaliação geral: 9,0 (9 opiniões)

Peugeot 208 2014 - Opinião do dono (Icarros)
Conforto/Acabamento: 9,4
Consumo: 8,5
Custo-benefício: 8,7
Design: 9,8
Dirigibilidade: 9,4
Manutenção: 8,4
Performance: 8,9
Avaliação geral: 9 (52 opiniões)

Peugeot 208 2015 - Opinião do dono (Icarros)
Conforto/Acabamento: 9,4
Consumo: 8,2
Custo-benefício: 8,7
Design: 9,7
Dirigibilidade: 9,3
Manutenção: 8,2
Performance: 8,9
Avaliação geral: 8,9 (93 opiniões)

Peugeot 208 2016 - Opinião do dono (Icarros)
Conforto/Acabamento: 9,4
Consumo: 8,2
Custo-benefício: 8,7
Design: 9,8
Dirigibilidade: 9,3
Manutenção: 8,3
Performance: 8,9
Avaliação geral: 8,9 (93 opiniões)

Peugeot 208 2017 - Opinião do dono (Icarros)
Conforto/Acabamento: 9,3
Consumo: 8,2
Custo-benefício: 8,8
Design: 9,6
Dirigibilidade: 9,3
Manutenção: 8,4
Performance: 8,9
Avaliação geral: 8,9 (59 opiniões)

Peugeot 208 2018 - Opinião do dono (Icarros)
Conforto/Acabamento: 9,0
Consumo: 9,0
Custo-benefício: 9,0
Design: 9,6
Dirigibilidade: 9,3
Manutenção: 8,8
Performance: 8,9
Avaliação geral: 9,1 (21 opiniões)

Peugeot 208 2019 - Opinião do dono (Icarros)
Conforto/Acabamento: 9,0
Consumo: 9,0
Custo-benefício: 9,0
Design: 9,6
Dirigibilidade: 9,3
Manutenção: 8,8
Performance: 8,9
Avaliação geral: 9,1 (21 opiniões)

Peugeot 208 2020 - Opinião do dono (Icarros)
Conforto/Acabamento: 9,0
Consumo: 9,0
Custo-benefício: 9,0
Design: 9,6
Dirigibilidade: 9,3
Manutenção: 8,8
Performance: 8,9
Avaliação geral: 9,1 (21 opiniões)