Citroën C4 Pallas é bom?
por Alfeu Barreto
O Citroën C4 Pallas chegou ao Brasil em 2007 com grande apelo tecnológico.
Em seu segundo ano, foi o 4º veículo mais vendido de sua categoria, atrás somente de Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Vectra.
Ainda em 2008, chegava ao mercado a versão Flex do C4 Pallas.
Na época, ele custava R$ 64.000 na versão GLX manual e R$ 81.000 na versão Exclusive automática.
Com um visual bastante imponente, Citroën C4 Pallas se mantém bonito até os dias de hoje.
Mas, nem só de visual vive o Citroën C4 Pallas, por dentro, ele é muito espaçoso e transporta quatro adultos confortavelmente.
Citroën C4 Pallas é bom? Rebaixado com interior caramelo e rodas aro 20 (Crédito: Motor King)
Isso sem falar do seu porta-malas, com incríveis 580 litros de espaço.
São 240 litros a mais de espaço, comparado com o Honda Civic do mesmo ano!
Em conta partida, o Citroën C4 Pallas pesa 1.409 kg, portanto, se você está saindo de um carro popular e pretende adquirir essa máquina, esteja ciente desde já, que o consumo vai aumentar consideravelmente.
Marca registrada desse icônico carro da Citroën é a sua quantidade de equipamentos.
Painel digital no centro pode exigir um certo tempo para adaptação, bastante funcional ele exibe com bastante clareza as informações que o condutor considera necessárias.
Isso porque, o motorista pode escolher quais informações ficarão disponíveis no visor, basta apertar um botão no volante e iniciar a configuração.
Mais um destaque positivo do Citroën C4 Pallas, pois, comandos no volante não eram algo normal nessa época, o cubo central é fixo.
O símbolo da Citroën no centro não muda de posição, mesmo quando o volante é girado, isso contribui com o manuseio dos botões.
Apesar do motor empolgante, o câmbio manual do Citroën C4 Pallas poderia ter marchas mais curtas, que permitiriam melhor aproveitamento do motor.
O câmbio automático é o seu grande calcanhar de Aquiles.
Como todo câmbio automático ele necessita que as revisões periódicas não sejam negligenciadas em hipótese alguma, infelizmente alguns donos permitem que isso aconteça, quando a conta chega, o bolso lamenta.
A suspensão apesar de bem encaixada transmite as imperfeições do solo para dentro do carro, característica comum dos carros da Citroën dessa época.
É possível corrigir esse incômodo fazendo a troca por um conjunto de suspensão que melhor se adapta ao carro.
Em 2008 foi lançada a versão flex do Citroën C4 Pallas assim como a sua versão hatch, que também continua fazendo sucesso e entortando pescoços por onde passa.
Citroën C4 Pallas interior
Não existe uma resposta exata para essa pergunta tão comum, porém, quatro pontos ajudam a explicar:
Primeiro, é um carro que já saiu de linha, e isso, naturalmente faz com que ele sofra maior depreciação.
A idade e rodagem também pesam negativamente nesse aspecto e fazem seu valor de mercado despencar.
Segundo, a montadora francesa Citroën ainda sofre muito preconceito e rejeição aqui, faça o teste... Conte para alguém que você pretende comprar um carro da marca, e provavelmente será aconselhado a desistir da ideia.
A fabricante tinha status de classe média no Brasil, com o tempo, foi se popularizando aos poucos, mas ainda encontra muita resistência, injustamente.
Terceiro, mercadologicamente falando, o Citroën C4 Pallas tem menor aceitação que a sua versão hatch, que é famosa pelo seu visual arrojado e desempenho acima da média.
Apesar do Citroën C4 Pallas ter aspecto mais requintado e porta-malas absurdamente grande, a maioria do público prefere o hacth.
Por fim, mas não menos importante, o preço das peças, que somado a idade e rodagem do veículo, pesam muito na hora da escolha de compra, sendo que, é possível que tenha de fazer algumas melhorias, como em todo carro usado, e é importante separar uma grana para esse momento, e antes de fechar negócio, é fundamental avaliar cada detalhe, para evitar arrependimentos e gastos excessivos.
Nas reclamações, os proprietários de Citroën C4 Pallas mais se queixam do famoso e problemático câmbio automático AL4, assim como da suspensão (mais especificamente a dianteira) e defeitos no motor.
A suspensão dianteira do Citroën C4 Pallas não costuma resistir por muito tempo.
Outro defeito comumente relatado pelos proprietários é o superaquecimento, o problema também era recorrente nos modelos Citroën C3.
Motoristas de Citroën C4 Pallas dizem que na reparação trocou-se até a bomba de água, mas que a verdadeira causa era bem pior, a junta do cabeçote, que apresentava defeito, permitindo o ingresso de água na câmara de combustão.
Defeito na válvula termostática ou no eletroventilador também são possibilidades.
O marcador de combustível também é outro componente que apresenta defeito, o Citroën C4 Pallas é bastante sensível a combustível de má qualidade, portanto, atenção onde abastece a máquina. Além de manutenções preventivas no sistema de arrefecimento.
Citroën C4 Pallas é bom?
Você com certeza já deve ter ouvido que o Citroën C4 Pallas é um carro frágil, que não presta e coisas do tipo.
Vamos lhe informar que, existem relatos de proprietários do Citroën C4 Pallas em que o carro nunca apresentou defeito, mesmo que hoje esteja com uma rodagem considerada alta.
Caso você ainda duvide, veja alguns tópicos no grupo Citroën C4 no Facebook, converse com proprietários, entre de cabeça na discussão!
Além de vídeos no Youtube de testes com longa duração.
E o segredo?
... Na verdade, não existe segredo algum, existe manutenção preventiva!
Algumas unidades do Citroën C4 Pallas em sites especializados podem ser encontradas a partir de R$ 22 mil.
Os preços podem variar de acordo com o ano e estado de conversação do veículo.
Como se trata de um carro com motor 2.0 de 143 cavalos de potência e mais de 1.400 kg, não dá para fugir de médias como 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
É um carro gostoso de dirigir, bem equipado, bonito e potente, Citroën C4 Pallas é o verdadeiro bom, bonito e barato, aliás...
"Ótimo, imponente e barato."
Acabamento: 8,7
Posição de dirigir: 8,9
Tecnologia: 9,2
Interior: 9,4
Porta-malas: 9,7
Desempenho: 8,7
Motor: 8,4
Câmbio: 7,4
Freios: 8,8
Suspensão: 6,4
Consumo: 7,0
Estabilidade: 8,9
Custo-benefício: 6,7
Recomendação: 7,5
Avaliação geral: 8,33
Consumo: 6,8
Custo-benefício: 7,6
Design: 9,2
Dirigibilidade: 9,0
Manutenção: 7,1
Performance: 8,5
Avaliação geral: 8,2 (33 opiniões)
Consumo: 6,8
Custo-benefício: 8,0
Design: 9,2
Dirigibilidade: 9,1
Manutenção: 7,3
Performance: 8,8
Avaliação geral: 8,4 (53 opiniões)
Consumo: 7,0
Custo-benefício: 8,2
Design: 9,3
Dirigibilidade: 9,2
Manutenção: 7,5
Performance: 8,9
Avaliação geral: 8,5 (69 opiniões)
Consumo: 6,7
Custo-benefício: 8,0
Design: 9,0
Dirigibilidade: 8,9
Manutenção: 7,0
Performance: 8,6
Avaliação geral: 8,2 (47 opiniões)
Consumo: 6,7
Custo-benefício: 7,4
Design: 8,8
Dirigibilidade: 8,5
Manutenção: 6,4
Performance: 8,2
Avaliação geral: 7,9 (31 opiniões)
Consumo: 6,1
Custo-benefício: 6,3
Design: 8,1
Dirigibilidade: 7,7
Manutenção: 5,2
Performance: 7,5
Avaliação geral: 7,0 (20 opiniões)