Logotipo | Garagem de Bolso
Garagem de Bolso Notícias Automotivas
Citroën C3: Duvidas, nesse guichê
Citroën C3: Duvidas, nesse guichê

Citroën C3: Duvidas, nesse guichê

por Emerson Lemes Santos


(Citroën C3 - Foto: Divulgação)

Produzido pela Citroën desde 2002, o compacto C3 desperta amor e ódio em muita gente, além de colecionar altos e baixos em terras tupiniquins.
Como no ano de 2006, quando o hatch passou a ser flex, e suas vendas cresceram quase 100%, ou como o atual momento, em sua segunda geração, mesmo sendo um dos mais completos da categoria, dificilmente figura dentre os cinquenta veículos mais vendidos do país.

"Citroën C3 é bomba"

Essa você já deve ter ouvido pelo menos umas centenas de vezes, basta contar para um amigo que você está pensando em comprar um Citroën C3 e ele chega mais rápido que o "Bragaboys" com a famosa frase "Citroën C3 é bomba".

É difícil entender o que realmente as pessoas querem dizer com isso, se existe ou não argumentos sólidos nessa afirmação, o que se tem certeza, é que geralmente quem diz isso, nunca teve um Citroën C3 ou não conhece a fundo o carro, é fato, existem pessoas que já tiveram muita dor de cabeça com ele, mas cada caso deve ser analisado com calma, fazer as revisões periodicamente é fundamental, além de manter o veículo longe das mãos de curiosos, ou seja, mecânicos que não entendem da marca.

... Em termos de manutenção, manter um Citroën C3 não é a mesma coisa que manter um Volkswagen Gol, definitivamente, não... Assim como, a quantidade de itens de série.
Até meados dos anos 2000, o Citroën C3 tinha status de carro premium no Brasil, e as reclamações a seu respeito eram bem menores.
Na prática, se você pretende comprar um Citroën C3, fique atento aos itens de suspensão, assim como, o sistema de arrefecimento, é ali que mora o inimigo, especialmente nos modelos mais antigos, é raro um que nunca precisou trocar a ventoinha.

"Citroën C3 é ruim de revenda"

Essa frase também é super comum, o Citroën C3 se popularizou absurdamente nos últimos anos, e acredite, alguém está pesquisando sobre ele nesse exato momento!
Acredite, não é um carro difícil de revender, porém, na maioria das vezes ele é comercializado abaixo da tabela, mas vende!

"Citroën C3 é carro de mulher"

Quando ainda era raro encontrar um Citroën C3 por aí, o número de mulheres dirigindo um era muito maior, poucos homens se aventuravam a embarcar no "bolinha", tem lógica nisso, pois, ele conta com direção elétrica, numa época que tal item era tão raro quanto uma cobra falante, fazendo dele um dos melhores carros para se começar a dirigir, além de ser fácil de estacionar.

Citroën C3, o veredito

Apesar de momentaneamente ofuscado, o Citroën C3 ainda faz muitos corações baterem mais forte.
Porém, alguns bolsos choram com o alto consumo em tempos de crise econômica, característica comum nos carros da marca, entregam desempenho e conforto, mas cobram o seu preço.
Existe muito preconceito impregnado no inconsciente coletivo, quando o assunto é carro francês...
Isso é tão irreal quanto afirmar que "carro japonês não quebra".