Logotipo | Garagem de Bolso
Garagem de Bolso Notícias Automotivas
Garagem de Bolso responde: Como vender meu carro usado na internet?
Garagem de Bolso responde: Como vender meu carro usado na internet?

Garagem de Bolso responde: Como vender meu carro usado na internet?

por Emerson Lemes Santos

Somente nas últimas 24 horas, recebemos dois emails sobre o mesmo problema: "Não consigo vender meu carro na internet, o que devo fazer?"

Sabe aquela velha história de "Tenho uma notícia boa e outra ruim, qual você quer primeiro?"

... É o que temos agora, vamos começar pela boa notícia: Apesar da crise econômica que o país atravessa, é possível vender um veículo usado sem perder tanto dinheiro, a má notícia; isso vai dar um pouco de trabalho e você deverá entender algumas coisas antes de colocar a mão na massa.



Quem é o provável comprador do meu veículo usado?

O primeiro leitor, nos relatou sua dificuldade em vender um EcoSport 2012 com motor 2.0L, e nos questiona se o veículo é bom de mercado.

Estamos falando de um motor 2.0L, num momento em que as pessoas perguntam sobre consumo a todo instante, pois, o preço do combustível ainda está nas alturas, quem procura um carro para ir ao trabalho todos os dias descartaria a compra de um EcoSport 2.0L, pois, a aquisição pesaria significativamente no bolso.

Moral da história: Quem tem carro com boa relação custo-benefício, sai na frente nesse momento... Porque terá mais pessoas interessadas em uma possível compra.

O outro caso é um pouco mais grave, o leitor se queixa fervorosamente da pouca procura em seu Subaru Impreza 2009, com apenas 24 mil quilômetros rodados.
É um carro que atinge um público ainda muito pequeno no Brasil, devido ao alto custo em manter um carro da marca na garagem, consequentemente, sua popularidade é baixa, assim como, sua condição mercadológica.

Onde posso anunciar meu carro usado?

OLX e Mercado Livre são os primeiros sites que veem a cabeça de muita gente quando o assunto é a venda de um veículo usado, e o melhor, eles funcionam.
São especialmente recomendados na venda de carros populares, principalmente, se o vendedor está disposto a aceitar uma possível troca.

Quem tem urgência em fechar negócio e busca visibilidade imediata do anúncio, ambas plataformas oferecem planos pagos (opcionais), em que o anúncio fica em destaque - O prazo pode variar de acordo com o plano e a necessidade do vendedor.

A visibilidade aumenta significativamente com a adesão desses planos.
O lado negativo é o excesso de pessoas que escrevem por escrever, perguntam sem ler os anúncios e no fim, não compram - Tenha paciência!

Para quem não está disposto a aceitar troca e possui um Subaru Impreza, por exemplo.
É recomendável que procure sites como Icarros e WebMotors, essas plataformas priorizam anúncios de profissionais e ajudam a evitar curiosos.

Construindo um anúncio matador - "Quem anuncia mais, vende mais"

Agora que você já analisou seu veículo, público-alvo e também já sabe qual o melhor site para criar um anúncio imbatível, é hora de colocar as mãos na massa.
Você compraria um vídeo game usado sem saber se ele está funcionando, ou uma mesa cujo suas medidas não foram informadas?
Provavelmente não!



Então, capriche em seu anúncio e faça uma descrição detalhada, com fotos de todas as partes do carro, preferencialmente tiradas a luz do dia - informe há quanto tempo está com o veículo, se ele tem seguro, se precisa de algum reparo, porque quer vendê-lo, etc...

O preço anunciado, deve ser pelo menos R$ 1.500 maior que o mínimo que você está disposto a aceitar, é bem provável que comprador sugira um desconto ou encontre algum motivo para declinar o preço.
Acima de tudo, seja honesto!

Segurança acima de tudo

O comprador encontrou seu anúncio na web, entrou em contato com você e agora quer combinar de ver o veículo pessoalmente, para quem sabe, fechar negócio.

Atente-se as perguntas feitas, se desconfiar de algo, não vá... Caso esteja tudo dentro da conformidade, marque de apresentar o carro em um local público, com câmeras. Como por exemplo, o estacionamento de um Shopping, isso inibirá pelo menos, parcialmente uma pessoa mal-intencionada - e informe que vai acompanhado.
Boas vendas!