Logotipo | Garagem de Bolso
Garagem de Bolso Notícias Automotivas
Especial Citroën C3 2012: Defeitos e problemas
Especial Citroën C3 2012: Defeitos e problemas

Especial Citroën C3 2012: Defeitos e problemas

por Emerson Lemes Santos

Presente no mercado brasileiro desde 2003, o Citroën C3 é um compacto com estilo e personalidade únicos, que, deixou o anonimato há muito tempo.
Por se tratar de um carro com alto índice de desvalorização, ele pode ser adquirido no mercado de usados na faixa dos R$ 25 mil, por isso, usamos como referência o modelo 2012, que figura na lista de possível compra de muita gente.

Vale a pena comprar um Citroën C3 usado?

Pela qualidade e quantidade de equipamentos, sim, vale muito a pena comprar um Citroën C3 usado, especialmente quando comparado a concorrentes na faixa de preço até R$ 25 mil, porém, as intenções e interesses variam de pessoa para pessoa... Para quem está buscando a melhor relação custo-benefício, Volkswagen Gol ou Fox cairiam como uma luva!
Apesar de pecarem no excesso de simplicidade, Gol e Fox possuem peças baratas e fáceis de encontrar, porém, o conforto é quase zero a bordo desses modelos, sem falar da grande dificuldade que é vender um carro sem ar condicionado atualmente, portanto, fuja das versões básicas!

É difícil manter um Citroën, com que devo me atentar?

Em tese, não deveria, pois, estamos com um pé em 2020, e o mercado brasileiro nunca foi tão aberto como atualmente, mas, para alguns mecânicos, marcas como Citroën, Peugeot, Kia Motors, Jac Motors... Ainda são de outro planeta.
Portanto, detectamos um ponto de atenção: Mão de obra qualificada.
... Dependendo da cidade onde você vive, encontrar uma concessionária da marca, e/ou quem saiba mexer em um Citroën, pode ser um grande desafio.

Outro ponto bastante negativo dos carros da Citroën é o consumo, apesar de silenciosos e com ótimo desempenho para a categoria, de fato, não são nada econômicos.

Por fim, aprofundando o tema defeitos e problemas, podemos elencar dois deles: A famosa suspensão frágil, que, danifica regularmente, é questão de tempo até aparecer um barulho chato aqui e ali, mas, justiça seja feita... Muitos outros carros sofrem desse mal no Brasil, devido a péssima qualidade das ruas e estradas.
Outro defeito bastante recorrente na vida dos proprietários de Citroën é o superaquecimento, muitas vezes provocado pelo fim da vida útil do eletroventilador do radiador, geralmente a detecção do defeito não é simples e o preço da reposição da peça costuma ser salgado.

Por quê algumas pessoas gostam tanto do Citroën C3?

Hoje em dia não precisa ir muito longe para encontrar um carro com direção elétrica, por exemplo, mas, o Citroën C3 oferece esse e tantos outros mimos desde o seu nascimento.
Sobre os defeitos e problemas, há quem tem um Citroën na garagem e nunca sentiu na pele qualquer anormalidade, golpe de sorte?

Não, estamos falando de manutenção preventiva, defeitos e problemas, todo carro tem... Dizer se vale ou não a pena comprar um carro de uma determinada marca, é algo extremamente complexo, e pode variar de pessoa para pessoa, contudo... Fato é, o Citroën C3 é repleto de pontos positivos, vendido no mercado de usados pela metade do que custou um dia, pode sim, ser um grande achado!