Logotipo | Garagem de Bolso
Garagem de Bolso Notícias Automotivas
A manutenção do Citroën C4 Hatch é cara?
A manutenção do Citroën C4 Hatch é cara?

A manutenção do Citroën C4 Hatch é cara?

por Emerson Lemes Santos

Quando falamos de um hatch médio com tudo o que temos direito e de quebra um design legal e diferenciado, logo vem à cabeça o Citroen C4 Hatch, mas espera aí...
Já não é fabricado desde 2014, com tanta mudança no mercado, e é ele quem me vem à cabeça?

Ele ainda é melhor que muito carro 0 km em termos de conforto, segurança, itens de série, dentre outros... é exatamente por isso que vem a cabeça, apesar de tudo, segue chamando muito a atenção por onde passa, seus proprietários continuam gastando uma boa nota em mimos para ele.

Porque é gostoso de dirigir, confortável, tem boa arrancada, ótimo isolamento acústico, excelente acabamento interno, seguro, potente (melhor na versão 2.0), estável e pode ser adquirido no mercado de usados a preço de carro popular.
Nós o consideramos um verdadeiro herói, por conquistar tantos proprietários em um mercado que seus rivais são idolatrados, enquanto ele é tachado de carro frágil e ruim.

Imagem relacionada

Fato é, ele ainda interessa a muita gente, e uma das razões é a sua pequena lista de itens de série:

Equipamento de som AM / FM com CD no painel, controle de áudio montado no volante, proteção inferior da carroceria, tomada com saída 12v dianteira e traseira, aerofólio preto, quatro freios à disco com dois discos ventilados, pintado, piloto automático, cinzeiro na dianteira, luz de leitura dianteira, luz no porta malas, espelho de cortesia para passageiro, banco traseiro normal - até altura dos vidros (litros): 320 e banco traseiro rebatido - até o teto (litros): 1.023.Tração dianteira, painel de instrumentos, indicador de revisões, um hodômetro parcial, conta-giros, indicador de temperatura externa, computador de bordo com autonomia de combustível, acabamento de luxo, faróis com lâmpada halógena, controle dos faróis manual, faróis de neblina dianteiros, luzes de neblina traseira. Pneus: dianteiros, traseiros, 195 x 65 H e 91, cobertura do porta-malas rígida, travamento central remoto e sensível à velocidade, pintura normal, airbag dianteiro para motorista e passageiro com ajuste na altura nos bancos dianteiros, dois apoios de cabeça com ajuste na altura nos bancos traseiros, cintos de segurança no assento do motorista e do passageiro com pré-tensionador e ajuste na altura, cintos de segurança traseiros no assento do motorista, cintos de segurança traseiros no assento do passageiro, cintos de segurança traseiros tipo 3-pontos no assento central retrátil, revestimento dos bancos em tecido de luxo/veludo, bancos dianteiros individuais, sem ajustes para motorista, manual, manual e manual, bancos dianteiros individuais, sem ajustes para passageiro, manual e manual, banco traseiro com capacidade para três lugares, encosto assimétrico, com assento bi-partido e voltado para frente. Volante de direção com ajuste de altura e ajuste na distância multifuncional, direção Assistida proporcional à velocidade e eletro-hidráulica, compartimento refrigerado porta luvas, suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais, suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidais, transmissão manual/automática com cinco velocidades no assoalho, BE5 e manual, ar condicionado com saída traseira, retrovisor interno, retrovisores das portas do motorista e passageiro com ajuste elétrico na pintado e luzes indicadoras, vidro traseiro fixo com anti-embaçante e limpadores do para-brisa de ciclo intermitente, vidros verdes na cabine de passageiros, limpador do para-brisa com intermitência automática, vidros elétricos na dianteira e traseira com acionamento em dois toques, rodas dianteiras e traseiras em ferro 15, estepe em ferro e de tamanho reduzido, distribuição eletrônica de frenagem EBD, freios assistidos (BAS), limitador de velocidade.

Imagem relacionada

Se você leu até aqui é porque se interessa mesmo em saber quanto custa a manutenção de um Citroën C4 Hatch, lembrando que as peças foram pesquisadas no Mercado Livre e não incluem preços de mão de obra, e se fossem consultadas na CSS, os preços seriam maiores.

Resultado de imagem para c4 hatch 2010 interior

Vamos conferir os itens pesquisados e seus respectivos preços:

Velas de ignição Bosh R$ 160,00.

Coxim do motor (tem que ser original, o paralelo não costuma durar) R$ 400,00.

Kit - amortecedor + bieletas dianteiras R$ 399,49.

Pastilha e disco de freio R$ 499,00.

Cabo de embreagem R$ 499,49. Correia dentada R$ 290,00.

Óleo Total Quartz 15w40 + filtro R$113,20. Filtros AR + combustível R$ 46,00.

Total = R$ 2.457,20

Pela quantidade de itens trocados na simulação, e por se tratar de um hatch médio com motorizações 1.6 e 2.0, com status de carro que custa uma fortuna manter
Os números analisados ficaram dentro da realidade para a categoria.

Resultado de imagem para Citroen c4 hatch preto
Imagens: Citroën/Divulgação.