Logotipo | Garagem de Bolso
Garagem de Bolso Notícias Automotivas
Bate-papo com Vinicius Werlang da equipe "Euro Stance Kulture (ESK)"
Bate-papo com Vinicius Werlang da equipe "Euro Stance Kulture (ESK)"

Bate-papo com Vinicius Werlang da equipe "Euro Stance Kulture (ESK)"

por Emerson Lemes Santos


Citroën C4 Pallas rebaixado com interior caramelo (Crédito: Motor King)


Citroën C4 Pallas rebaixado com interior caramelo, a missão

Primeiramente, gostaríamos muito de agradecer ao Vinicius Werlang pela sua contribuição ao Blog Garagem de Bolso.
Nos conhecemos no Grupo "Citroën C4 l Pallas, Hatch, VTR e lounge" do Facebook, e o convidamos para esse bate-papo; porque acreditamos que carro pode e deve ser muito mais que um simples ir e vir motorizado.

Adoramos deixar as nossas máquinas com a nossa cara, fazemos do nosso carro uma edição única, capaz de deixar saudades e boas recordações por anos e anos...quem costuma demorar mais de quatro horas para lavar um carro, e gasta boa parte das suas economias com ele, vai curtir esse bate-papo...

Garagem de Bolso - Quando começou sua paixão por carros?

Vinicius Werlang - Bom, primeiramente, gostaria muito de agradecer ao Emerson Lemes pela oportunidade, e assim poder contar um pouco não só da breve história do

Citroën C4 Pallas em minhas mãos, mas dessa paixão por carro.
Minha paixão por carros, começou desde pequeno, adorava ir junto com meus pais para lojas, mercados, papelarias, e a única coisa que queria era revista de carros modificados, olhando projetos incríveis, e apenas sonhando em quem sabe algum dia poder chegar perto de um dos projetos em questão.

Anos foram passando e comprei meu primeiro carro; um Fiat Tempra... Sim, um Tempra 1997 8v... Afinal, encontrar carro completo até R$7... 8 mil na época, não era nada fácil...

A única modificação que fiz no carro foi colocar molas esportivas e nada mais, 2 anos se passaram e a ideia de próximo carro sempre em mente, pensando em algo novo, então, surgiu a possibilidade de troca em um Vectra CD 2.2 16v, troquei de carro, e junto com isso novas ideais... sempre olhando as famosas revistas, mais uma vez molas esportivas e dessa vez um porta malas com som, sempre pensando em algo mais.

Com o tempo surgiu a oportunidade de mais uma troca, uma proposta boa pelo então, excelente Vectra, e ele se foi.
Com isso, pensando sempre em evoluir entramos na família PSA (Citroën/Peugeot) e o carro da vez foi um 307sw 2005, carro espetacular, automático, teto panorâmico, e junto com a paixão por carros e sempre querendo evoluir decidimos ousar mais, foi a vez de uma suspensão a ar da marca Tebão, e um novo projeto de som para o gigante porta malas.

Pronto, sonho realizado, a paixão de criança estava na minha garagem, mas como todo apaixonado por carro, sempre queria algo mais, faltava algo, não sabia o que (hehehe), mas faltava.

Após 2 anos com o carro, conversando com meus pais e namorada, decidi colocar à venda o tão sonhado projeto.
Queria subir de ano, evoluir, pensar mais alto.

Decisão extremante difícil... Fiquei duas horas na frente do computador, pensando se anunciava ou não, pois enfim, foi anunciado.
Muitas propostas apareceram, nada agradava, negócios ótimos, surpreendentes, mas nada que despertasse aquela paixão...

Desde a infância.
Após três dias com o anúncio, apareceu uma proposta de troca, o carro em questão, um Citroen C4 pallas 2008 Exclusive manual.
Balancei na hora, e já começando a imaginar o que poderia ser feito, negócio se concretizou...

Garagem de Bolso - Quais foram as modificações feitas no seu C4 Pallas e quanto você gastou com elas?

Vinicius Werlang - Após uma semana com o carro, ainda apaixonado pela nova aquisição, e já participando de grupos do Citroën C4 no Facebook e whats, começaram as modificações que sempre sonhei em fazer, mas tudo ao seu tempo.

No dia da compra do carro, o antigo dono me ofereceu, um para-choque, até então de outro Citroën C4, que estava parado, este por sua vez, de um carro de um irmão dele que bateu, até estranhei o então para-choque, por ser diferente, mas decidi por pegar.

Como estava ocupando espaço, decidi por colocar no carro, pensamento de..."já que está aqui, vamos usar."
Pois bem, troca feita e então o Citroën C4 Pallas recebia o tão procurado para-choque do Citroën C4 vtr (sim, é difícil encontrar).
Começava a gostar mais ainda do carro, a cada dia que passava.

Logo após isso, veio a aquisição de uma multimídia para o carro, simples, da marca Booster, mas funcional, e excelente, comprada no Paraguai no valor de mais ou menos R$ 1.000, contendo gps, dvd, tv e câmera de ré.
Próximo passo seria a instalação de uma suspensão a ar, e a escolha foi mais uma vez pela marca Tebão, porém, dessa vez de 10mm diferente da anterior da 307sw de 8mm.

Com a suspensão comprada e laudo em Inmetro, gastos giraram em torno de R$3.000, pronto, carro estava pronto. Projeto finalizado.
Mas, como dito anteriormente, brasileiro gosta de inovar e comigo não seria diferente, sempre gostei de participar de encontros de carros, e em todo lugar encontra-se vários Citroen C4 Pallas rebaixados, então queria ser diferente, algo maior entrava nos planos.

Sempre fui apaixonado pelo Volkswagen Jetta, com interior caramelo, pois então, porque não trazer isso para o Citroën C4, pronto, ideia formada.
Após muita procura e conversas com entendidos no assunto, pois não faria apenas a troca da cor dos bancos, iria pintar o painel também, optei pela troca dos simples bancos de couro pretos, pelos bancos caramelos / beges, a angústia foi grande, três semanas sem o carro, e nenhum sinal de como estava, acabei-me tornando grande amigo do dono e após muita negociação chegamos a um valor que não encontraria em nenhum outro lugar.
Valores em média para este serviço: de R$ 2.200 a R$ 2.700, aqui na minha região.

Carro entregue em minhas mãos e mais uma vez, sonho realizado, mas, oportunidades surgem, e acabei por conhecer uma loja de rodas com um nome por sinal chamativo, grande letreiro na entrada da cidade "EKIPCAR RODAS E PNEUS", qual sou muito grato até hoje, pois o sonho de rodas grandes, só foi possível através deles, afinal, nenhum carro anterior meu, teve rodas maiores, pois o custo para isso é alto.

Após uma boa conversa, pronto, rodas trocadas, usava rodas Gallop Veneza aro 18 tala 7.5 com pneus 205/35/18.
Estava ótimo, muito contente, ir para eventos e olharem para o carro, como único, sabendo que eu que fiz, eu que consegui deixar ele assim.

Após 6 meses com os novos sapatos, uma boa proposta pelas rodas surgiu e mais uma vez, a loja desse grande amigo veio a ajudar.
A procura pelas novas rodas, foi uma novela, fábrica não fazia mais, fornecedores em falta, até que após 45 dias procurando, surgiu a ideia... por que não ousar mais, colocar uma roda com uma pegada mais gringa, pronto, ideia formada.
Rodas escolhidas, PDW Eclipse 18 tala 8, com pneus 205/35/18.

Hoje encontra-se várias réplicas dessa roda, mas perderam sua essência, por serem côncavas.
Em média o valor das rodas pdw aro 18 vária de R$ 3.200 a R$ 3.800 dependendo onde são vendidas, em pneus o valor chega mais ou menos R$ 2.200, muito depende da marca escolhida.
Hoje o carro encontra-se assim, com estas modificações, há novas ideias em mente já, mas estas ficam para um próximo bate papo...

Garagem de Bolso - O que as pessoas próximas à você acham do seu hobby?

Vinicius Werlang - Muitas pessoas com quem convivo, adoram esse meio de carros modificados, hoje, minha família até se acostumou mais com minha paixão, namorada troca alguns finais de semana em cada mês, para eventos pelo Estado, amigos são fascinados pelos carros modificados, e atualmente participo de um grupo chamado "Euro Stance Kulture" ( Esk ), onde conta com integrantes de alguns Estados: RS, SC, PR, SP e trocamos ideais, novos projetos e modificações, tentando assim, trazer uma cultura mais gringa para o Brasil.

Garagem de Bolso - Como você se sentiu quando a foto do seu Citroen C4 Pallas foi selecionada para ser a capa do grupo "Citroën C4 l Pallas, Hatch, VTR e lounge"? (atualmente com mais de dezoito mil membros)

Vinicius Werlang - Como citado no começo do bate-papo, sou um apaixonado por carros, e também por fotografia, com o carro, como sempre sonhei, uma estacionada em um local apropriado, era opção certa para fotos, aí que então, um dos administradores do grupo do Citroën C4 me chamou no Facebook para enviar algumas fotos de meu carro para ele, para ser a nova capa do grupo.

Ter a foto do meu carro, em um grupo com mais de 18 mil membros, aposto ser uma satisfação enorme para qualquer pessoa, e me sinto lisonjeado pela grande oportunidade, sempre mantendo os pés no chão e pensando em crescer mais, hoje ajudo no que posso quem precisa no grupo: dicas, problemas, ideias, adoro opinar, e dar uma ideia construtiva a quem precisa.

Garagem de Bolso - Para finalizar, gostaríamos de agradecer mais uma vez a sua participação, e o espaço está aberto para você deixar o seu recado.

Vinicius Werlang - Mais uma vez, agradeço a oportunidade, por trazer um pouco da minha história com os carros, a paixão por eles, e essa nova etapa com o Citroen C4 Pallas que ainda não terminou. Um grande abraço...