Logotipo | Garagem de Bolso
Garagem de Bolso Notícias Automotivas
Especial Jeep Compass 2018: Vale a pena comprar um?
Especial Jeep Compass 2018: Vale a pena comprar um?

Especial Jeep Compass 2018: Vale a pena comprar um?

por Alfeu Barreto
SUV luxuoso da Jeep é uma ou não uma boa compra?


Já não é de hoje que adquirir um SUV se tornou sonho para muita gente aqui no Brasil.
No mês de setembro, 4.177 pessoas realizaram esse sonho com o Jeep Compass, tornando o modelo icônico da Jeep líder de vendas do segmento no último mês.

Números absurdamente incríveis, considerando a qualidade e quantidade de concorrentes no segmento, assim como a situação econômica que o país atravessa.
A credibilidade da marca, aliada a qualidade do Jeep Compass ajudam a explicar o seu sucesso de vendas.

Pontos positivos


Visual imponente, boa altura do solo, acabamento interno de excelente qualidade com material de primeira linha, bom espaço para cinco adultos, boa dirigibilidade, conforto à altura da categoria, muito bem equipado, suspensão absorve bem as irregularidades do solo e segurança marcam as principais qualidades do Jeep Compass, fazendo dele uma excelente opção para a categoria.

Excelente acabamento interno.
Os bancos têm costura dupla, e podem ser em tecido ou couro, para versão Limited, este último ainda tem as opções de cores caramelo, preto ou cinza Ski Gray. As molduras do painel com acabamento em cinza acetinado ou black piano e o quadro de instrumentos com tela colorida de até 7" configurável proporcionam conforto para toda a família.

Ar-condicionado dual zone, presente em todas as versões, permite manter duas temperaturas diferentes ao mesmo tempo no interior do veículo.

Sendo assim, tanto o motorista quanto o passageiro podem escolher a temperatura mais confortável para cada um.
É isso o que se espera de um Jeep!

Pontos negativos


Até aqui a matemática do Jeep Compass está no azul, os valores na compra estão dentro da normalidade para a categoria do veículo e também para a situação de crise econômica que o país atravessa, isso ajuda e muito no aumento de preços dos produtos e serviços, sem contar que a Jeep oferece o plano de preços fixos para veículos que estão na garantia.

Assim como o Renegade, seu principal ponto fraco é o alto consumo, alguns até o consideram normal, para os parâmetros do carro, porém, o Compass dificilmente passa de 10,2 km/l nas versões a diesel e nas versões flex dos 7 km/l.

Isso vai na contramão da tendência atual do mercado, onde a fabricação de motores mais potentes com menor consumo já caiu nas graças do público e isso pesa muito num momento como esse.

O principal ponto negativo do Jeep Compass é sem sombra de dúvidas o consumo, mas isso não o impediu de ser o líder em vendas do segmento no acumulado de setembro, mas, expôs um ponto fraco que pode lhe custar muito caro, principalmente ano que vem, que foi batizado por nós como "o ano dos SUVs".

Três razões que explicam o sucesso do Compass no Brasil


1ª - O Jeep Compass é um carro grande.

Ele tem mais de 4.4 metros de cumprimento.
Entre os eixos são 2,63 metros.

Deixando a fita métrica de lado e pensando na prática, o Jeep Compass garante espaço e conforto, e de cara elimina o risco do consumidor pagar caro em um carro e sentir falta de conforto e sofisticação.

Mesmo para quem viaja sentado no centro do banco traseiro, a bordo do Jeep Compass, o conforto está garantido, isso porque o duto central é baixo.
No caso do banco traseiro ficar ocupado com apenas dois passageiros, tem a opção de usar o porta-copos disponível no centro do banco.

2ª - Aceitação de mercado e bom valor de revenda.

Mas, infelizmente, não é um carro acessível a todo o público aqui do Brasil, na verdade, ele é acessível para uma minoria da população, mas não estamos aqui para falar de Sociologia ou algo do gênero, ocorre que, depois de alguns anos de uso, caso o proprietário queira trocar o Jeep Compass em outro carro, ele ainda terá um bom valor avaliado no Compass, e poderá trocar por um veículo de categoria inferior mais novo, ou usar o próprio Compass como entrada em outro, tendo assim, um bom valor em mãos, mesmo alguns anos depois.

3ª - Acabamento primoroso e requintado.

Item raro nos carros comercializados no Brasil - Por fim, um ponto que ajuda a explicar muito sobre o sucesso de vendas do Jeep Compass no Brasil é a qualidade do seu acabamento, coisa rara aqui no Brasil.

O Jeep Compass flex é uma excelente opção para quem anda pela cidade, para quem viaja muito e pode gastar um pouco mais, opte pelas versões a diesel.
O desempenho do Compass na estrada é muito bom, principalmente se ele não estiver com muita mala e com até quatro pessoas, ele responde muito bem em ultrapassagens.

Isso faz com que o Jeep Compass se complemente como um carro de qualidade e de grande valor de compra, no sentido monetário e sentimental.
Aliás, principalmente sentimental.

As versões do Jeep Compass são as seguintes:


Sport 4x2/4x4 (R$ 107,990 e R$ 117,990 respectivamente);
Longitude Flex/Diesel (R$ 115.990 e R$ 142,790 respectivamente);
Night Eagle Flex/Diesel (R$ 119,990 e R$ 146,790 respectivamente);
Limited Flex/Diesel (R$ 134.990 e R$ 160,990 respectivamente);
Longitude Diesel (R$ 132.990) e Trailhawk Diesel (R$ 161.990).

Preço de manutenção do Jeep Compass (Fora da concessionária)


Os preços foram pesquisados no Mercado Livre, não incluem mão de obra e servem como referência para quem pretende comprar um Jeep Compass usado fora da garantia.

Amortecedor dianteiro R$ 1.445,00.
Kit velas de ignição R$ 135,00.
Pastilhas de freio mais disco dianteiro R$ 719,00.
Óleo Valvoline (7 litros) mais filtro R$ 255,00.
Kit correia do alternador R$ 1.099,00.

Total = R$ 3.653,00.

Jeep Compas 2018 - Ficha técnica:


Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, comando duplo, flex
Cilindrada 1.995 cm³
Potência 166/159 cv a 6.200 rpm
Torque 20,5/19,9 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio Automático de 6 marchas, tração dianteira
Direção Elétrica
Suspensão McPherson
Freios Discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
Pneus 225/55 R18
Dimensões Compr.: 4,41 m Largura: 1,81 m Altura: 1,63 m Entre-eixos: 2,63 m
Tanque 60 litros
Porta-malas 410 litros (fabricante)
Peso 1.541 kg