Logotipo | Garagem de Bolso
Garagem de Bolso Notícias Automotivas
Guia de usado: vale a pena comprar um Nissan Sentra 6º geração?
Guia de usado: vale a pena comprar um Nissan Sentra 6º geração?

Guia de usado: vale a pena comprar um Nissan Sentra 6º geração?

por Alfeu Barreto

Itens de série, preço de manutenção, ficha técnica, análise geral e opinião do dono

O Nissan Sentra é um sedan médio produzido pela montadora japonesa Nissan.

Hoje em nosso mercado é possível encontrar excelentes ofertas deste modelo (6ª geração 2007-2012), na faixa de até R$ 30 mil, o Nissan Sentra merece ao menos uma análise criteriosa, caso ele nunca esteve em sua lista de possíveis compras.


Nissan Sentra 2009

Muita gente torce o nariz ao Nissan Sentra pelo seu visual (seu comercial tinha o slogan: "não tem cara de tiozão") e, principalmente por não conhecer bem a Nissan, mas a desconfiança acaba após conhecer bem o carro.

É um daqueles carros que te ganha pela qualidade e durabilidade, deixando aquela sensação de...
“Como é que eu nunca reparei nele antes?”.

O Nissan Sentra conta com câmbio bem escalonado, excelente nível de acabamento, interior silencioso, excelentes retomadas, câmbio CVT, som original de excelente qualidade, excelente espaço interno, mecânica japonesa de alta durabilidade e qualidade.

Nissan Sentra 6ª geração (2007-2012) l pontos negativos – seu motor 2.0 não faz mais de 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina e 6,5 km/ na cidade e 8,4 km/l a na estrada com álcool (se estiver revisado), baixa procura na revenda, e principalmente; os preços das peças.

Nissan Sentra 6ª geração (2007-2012) l valores de manutenção
Preços foram pesquisados no Mercado Livre e não incluem valores de mão de obra

Amortecedor dianteiro + kit batente = R$ 1.150
Jogo de velas de ignição ngk = R$ 195,00
Pastilha de freio dianteira + disco = R$ 470,00
Kit óleo Castrol 10w40 + filtro = R$ 135,00
Filtro de ar = R$ 91,00
Kit correia de comando = R$ 500,00
Total = R$ 2.541,00.

Nissan Sentra - Defeitos e problemas

Suspensão

Proprietários relatam que veículos com alta quilometragem podem apresentar problemas nas buchas. Buchas da balança, da barra estabilizadora e principalmente do agregado. Estas poderão se desgastar gerando um forte ruído tipo um "tuc-tuc" que muitas vezes levam o proprietário a mexer sem necessidade na suspensão.

Direção

Com o passar do tempo e dos quilômetros a direção do Sentra pode apresentar folga, deixando o carro mole, especialmente em curvas.

Motor

Assim como no Peugeot 307, C4 e C4 Pallas, o coxim do motor do Sentra também costuma dar problema, devido ao alto preço, alguns proprietários optam pela troca de uma peça de qualidade duvidosa, fazendo com que o problema não seja de fato solucionado.

Dessa forma, o motor continua a "chacoalhar" demais estragando a mangueira. Se tiver que trocá-la verifique também os coxins. Bobinas e bicos injetores.

Eletroventilador

Na geração B17 o eletroventilador do radiador saiu de fábrica com um defeito crônico de desagaste excessivo e falha precoce.
Rapidamente, isto leva a falha do sistema de arrefecimento levando o motor a superaquecer.

Podendo gerar problemas ainda mais severos, se o seu Sentra apresenta esse defeito, procure uma concessionária Nissan ou oficina especializada rapidamente.
A peça custa em torno de R$ 700,00 no Mercado Livre.

Nissan Sentra 6ª geração (2007-2012) l ficha técnica:

Câmbio: CVT.
Tração: Dianteira.
Direção: Elétrica.
Suspensão dianteira: Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira: Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi independente e molas helicoidal.
Freios: Dois freios à disco com dois discos ventilados.
Motorização: 2.0.
Alimentação: Injeção.
Combustível: Álcool e Gasolina.
Potência (cv): 143.0 - 43.0.
Cilindrada (cm3): 1.997 - N/I.
Torque (Kgf/m): 20.3 - 20.3.
Velocidade Máxima (Km/h): 190.
Tempo 0-100 (Km/h): 10.3 - N/I.
Altura (mm): 1512.
Largura (mm): 1790.
Comprimento (mm): 4567.
Entre-eixos (mm): 2685.
Peso (kg): 1355.
Tanque (L): 55.0.
Porta-malas (L): 442.
Ocupantes: 5.

Nissan Sentra 6ª geração (2007-2012) - Itens de série:

Carroceria com quatro portas tipo sedan entre eixos curto e B15.
5 assentos com configuaração 2+3.
Seis alto-falantes.
Equipamento de som AM / FM com CD no painel CD Player com leitor de MP3.
Controle de áudio montado no volante.
Proteção inferior da carroceria motor.
Friso lateral na cor do veículo.
Tomada com saída 12v dianteira.
Dois freios à disco com dois discos ventilados.
ABS.
Para-choques na cor do veículo, dianteiros e traseiros.
Imobilizador.
Piloto automático.
Luz de leitura dianteira.
Luz no porta malas.
Espelho de cortesia para motorista e passageiro.
Capacidade de carga: banco traseiro normal - até altura dos vidros (litros): 442 e todos os bancos no lugar (litros): 442.
Tração dianteira.
Painel de instrumentos.
Dois hodômetros parciais.
Conta-giros.
Indicador de temperatura externa.
Computador de bordo com velocidade média, consumo médio de combustível e autonomia de combustível.
Faróis lâmpada halógena.
Faróis de neblina dianteiros.
Pneus: dianteiros, traseiros, 205 x 55 H 89, 2,30 e 33,0.
Travamento central por chave tipo cartão e sensível à velocidade.
Alarme.
Pintura normal.
Airbag dianteiro para motorista e passageiro.
Com ajuste na altura nos bancos dianteiros, dois apoios de cabeça nos bancos traseiros.
Cintos de segurança no assento do motorista e do passageiro com ajuste na altura.
Cintos de segurança traseiros no assento do motorista, cintos de segurança traseiros no assento do passageiro, cintos de segurança traseiros tipo 3-pontos no assento central retrátil.
Revestimento dos bancos em tecido de luxo/veludo.
Descansa braço dianteiro central.
Descansa braço traseiro central.
Bancos dianteiros individuais com ajuste de altura sem ajustes para motorista, manual, manual e manual, bancos dianteiros individuais, sem ajustes para passageiro, manual e manual.
Banco traseiro com capacidade para três lugares, encosto assimétrico, com assento bi-partido e voltado para frente.
Volante de direção com ajuste de altura multifuncional.
Direção Assistida proporcional à velocidade e tipo.
Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais, suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidais.
Transmissão automática com velocidades variáveis no assoalho e CVT.
Ar condicionado.
Retrovisor interno.
Retrovisores das portas do motorista e passageiro com ajuste elétrico.
Vidro traseiro fixo com anti-embaçante.
Vidros verdes na cabine de passageiros.
Limpador do para-brisa com intermitência variável.
Vidros elétricos na dianteira com acionamento em um só toque, vidros elétricos na traseira.
Rodas dianteiras e traseiras em liga leve 16 com 6,5pol de largura.
Estepe em ferro e normal.
Distribuição eletrônica de frenagem EBD.
Preparação isofix.
Chave ou cartão inteligente automático, inclui trava central e inclui ignição de partida.
Portas motorista, atrás do motorista, passageiro, atrás do passageiro e abertura à frente.
Conexão externa para entretenimento ipod e inclui tomada com entrada auxiliar.

Conclusão

Hora de analisar tudo de forma honesta

O Nissan Sentra 6ª geração (2007-2012) no modo geral, é um excelente carro, perfeito para quem busca mais espaço, conforto, itens de série e potência.

Ainda mais na faixa de preço até R$ 30 mil, o fato dele ter um motor 2.0 inviabiliza a sua compra para quem busca um carro para ir ao trabalho todos os dias, com direito a trânsito.

Ou para quem busca manter os mesmos gastos que tinha com um popular, até pela faixa de preço ser parecida, mas não se confunda, o Nissan Sentra é um sedan médio, potente, com tecnologia japonesa e seus custos estão a altura de sua qualidade, porém, sua durabilidade equilibra um pouco essa matemática...

Apesar dos pesares, ele vale muito, muito a pena!

Volkswagen New Beetle: Opinião do dono [Carros na Web]
Estilo: 9,2
Acabamento: 9,2
Posição de dirigir: 9,3
Tecnologia: 9,1
Interior: 9,5
Porta-malas: 9,6
Desempenho: 8,6
Motor: 9,1
Câmbio: 9,3
Freios: 9,3
Suspensão: 8,5
Consumo: 7,8
Estabilidade: 9,0
Custo-benefício: 8,5
Recomendação: 8,6
Avaliação geral: 8,97